DESTAQUE DE HOJE

Ebook Gratuito

Guia Passo a Passo: Desde os conceitos básicos até técnicas avançadas, este ebook oferece um guia completo para orientar investidores de todos os níveis.

Teoria de Dow aplicada ao mercado de Criptomoedas


        A teoria de Dow é uma das bases da análise técnica, trazendo consigo 6 princípios fundamentais que definem todos os movimentos do mercado.

        Saber entender todos os seis princípios, são de suma importância para o operador e investidor de qualquer mercado que seja, já que é todos ensinamentos de Charles Dow são fundamentais.

1º Princípio: Os preços descontam tudo!

        Entender que o preço é o conjunto de ações de todos os investidores é a base para você entender esse 1º princípio.

        Tudo que acontece ao mercado é refletido no preço, desde informações privilegiadas, até catástrofes naturais. Todo acontecimento, vai ter reflexo no preço, independente do ativo. Por isso que sempre falo em meus vídeos e artigos, a análise técnica bem feita, substituiu qualquer análise fundamentalista do mercado.

2º Princípio: As três tendências do mercado


        Dow afirmava que o mercado se baseava em 3 tendências e nada mais que isso. As Primárias, as Secundárias e às Terciárias.

        As primárias, são as tendências que definem para onde o preço está indo, são movimentos longos que podem durar por anos.

        A tendência primárias, não se movimenta em linha reta, as oscilações do mercado fazem que ela suba em forma de escada, deixando topos e fundos em seu movimento. Essas oscilações do mercado são o que dão forma as Tendências Secundárias, uma vez que elas são os movimentos que se encontram dentro de uma tendência primária. Em uma Tendência Primária de alta, por exemplo, vamos encontrar movimentos de baixa, que são correções do mercado, essas que serão as tendências secundárias daquele tempo gráfico.

        As Tendências Terciárias, por sua vez são aquelas que se encontram dentro das secundárias em oposto a ela. Da mesma forma que a secundária é para a primária.

3º Princípio: As três fases dos movimentos

        Dow caracterizou os movimentos tanto de tendências de baixa, como as de alta em três principais fases, marcando assim os aspectos psicológicos de cada uma.

Fases do Mercado de Alta

  • Fase 1: No início da alta o mercado começa a ser propulsionado por investidores mais qualificados, que percebem logo que novos ventos estão soprando. Enquanto isso, a maioria ainda acredita que o pior ainda está por vir, o que permite aos investidores institucionais e baleias do mercado comprarem papéis muito baratos. As notícias apresentadas pela mídia refletem as expectativas negativas da maioria.
  • Fase 2: A segunda parte é uma aceleração mais acentuada do movimento. A pressão compradora aumenta bastante.
  • Fase 3: A terceira fase é marcada por grandes movimentos de alta. Os participantes do mercado, de maneira geral, estão cada vez mais seguros de seus lucros e os investidores mais bem preparados começam a vender suas posições. A grande massa de investidores está em clima de euforia que se realimenta diariamente nos noticiários. Está aberta a possibilidade para a primeira fase do mercado de baixa.

Fases do Mercado de Baixa

  • Fase 1: Nesta fase os investidores institucionais e baleias do mercado, vendem seus ativos, iniciando a retração.
  • Fase 2: É uma etapa marcada por um grande nervosismo, os investidores percebem o equívoco e tentam se desfazer de suas posições.
  • Fase 3: Com as grandes perdas e ativos muito desvalorizados a pressão vendedora se dissipa, oportunidades para uma nova alta começam a surgir.

4º Princípio: Princípio da confirmação

        O principio da confirmação é quase que auto explicativo, ele diz que para uma reversão de tendência ou rompimento de região importante, precisa ser confirmado aquele movimento por um outro ativo ou índice.
        Em um exemplo simples é como quando o Bitcoin estava rompendo a marca dos $60k e o Ethereum teria que estar ganhando região importante do gráfico para confirmar o forte movimento do BTC.

5º Princípio: O volume deve confirmar a tendência

        O Volume é um indicador técnico fundamental para qualquer análise de gráfico. Charles Dow dizia que para uma tendência se provar verdadeira, o volume de negociações deveria estar condizente com o movimento. Seria impossível para um mercado estar subindo em disparada se não houvesse negociações e fundos entrando no mercado, fato esse que seria apresentado pelo volume.

6º Princípio: A tendência é válida até o momento definitivo que surgir uma reversão

        Pode parecer até meio óbvio, mas uma tendência se mantem predominante até o sinal claro de reversão dela. Seja uma tendência de alta que tem seus fundos e topos mais altos, necessitaria de uma reversão que traria preços com fundos e topos mais baixos que os anteriores. Assim então marcando o início de uma reversão.

Vídeo Complementar


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *